A importância do SAC especializado em saúde para a indústria de cosméticos


A indústria de cosméticos brasileira é considerada a terceira mais inovadora do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Com tanta inovação, há também algumas responsabilidades importantes que devem ser levadas em conta, já que a experiência positiva do consumidor com um determinado produto  será o grande diferencial nos próximos anos, segundo dados levantados pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), tem papel fundamental para garantir que a experiência do consumidor seja bem sucedida. Mas como garantir não só uma boa experiência, mas a certeza de conquistar novos consumidores, além de fidelizar os antigos?  

O atendimento de SAC especializado pode ser a resposta. 

SAC especializado X SAC comum

Entre as reclamações mais comuns da indústria de cosméticos estão:

  • problemas com o produto adquirido – pedidos enviados com cores ou fragrâncias erradas
  • embalagens problemáticas – vaporizadores que não funcionam, recipientes que inviabilizam o uso completo ou parcial do produto
  • mudanças em fórmulas  – quando um produto que já está no mercado sofre alterações na composição

Entretanto é cada vez mais comum o recebimento de dúvidas e queixas relativas a alergias, efeitos adversos inesperados ou o descontentamento com os resultados gerados após o uso.

Mas como responder a estas dúvidas de maneira eficiente?  

Um serviço de atendimento ao cliente especializado e  preparado para atender os consumidores de maneira completa , sanando dúvidas e oferecendo soluções satisfatórias, isto evita exposições negativas desnecessárias em outros canais.

Afinal, elogios públicos são legais mas críticas, nem tanto!

Quando a empresa não dispõe de um SAC especializado, o que pode ocorrer?

Se o cliente está insatisfeito com a compra do cosmético e a empresa não possui um canal de atendimento especializado, é comum que o consumidor entre em contato com a empresa buscando esclarecimentos e/ou registrando as reclamações através de mídias sociais.

Ou seja, ao apostar num SAC  preparado, com uma equipe formada por atendentes gentis e resolutivos, profissionais da área de saúde – médicos, enfermeiros e farmacêuticos – treinados para atendimento de casos de reações adversas, ferramentas tecnológicas e experiência na área, pode ser a  solução de continuidade para esses conflitos, atendendo os consumidores com excelência e resultando em satisfação para ambos os lados, auxiliando na fidelização do consumidor.

Na prática , por que investir em um SAC especializado é tão importante?

Investir num canal de atendimento especializado pode facilitar muito a vida da sua indústria de cosméticos. O que  SAC em Saúde oferece:

  • resolve os problemas com eficiência 
  • centraliza atendimentos de SAC e cosmetovigilância, tornando os processos mais ágeis;
  • garante a saúde e segurança de seus consumidores;
  • mantém o consumidor engajado com a marca;
  • gera publicidade positiva;
  • evita exposição negativa da empresa 
  • cria um diferencial em relação a outras marcas.

Se um consumidor for bem atendido pelo SAC, com diálogo, empatia e tranquilidade, seguramente nascerá uma relação duradoura de confiança e  satisfação.

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