A indústria de cosméticos brasileira é considerada a terceira mais inovadora do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Com tanta inovação, há também algumas responsabilidades importantes que devem ser levadas em conta, já que a experiência positiva do consumidor com um determinado produto será o grande diferencial nos próximos anos, segundo dados levantados pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), tem papel fundamental para garantir que a experiência do consumidor seja bem sucedida. Mas como garantir não só uma boa experiência, mas a certeza de conquistar novos consumidores, além de fidelizar os antigos?
O atendimento de SAC especializado pode ser a resposta.
SAC especializado X SAC comum
Entre as reclamações mais comuns da indústria de cosméticos estão:
- problemas com o produto adquirido – pedidos enviados com cores ou fragrâncias erradas
- embalagens problemáticas – vaporizadores que não funcionam, recipientes que inviabilizam o uso completo ou parcial do produto
- mudanças em fórmulas – quando um produto que já está no mercado sofre alterações na composição
Entretanto é cada vez mais comum o recebimento de dúvidas e queixas relativas a alergias, efeitos adversos inesperados ou o descontentamento com os resultados gerados após o uso.
Mas como responder a estas dúvidas de maneira eficiente?
Um serviço de atendimento ao cliente especializado e preparado para atender os consumidores de maneira completa , sanando dúvidas e oferecendo soluções satisfatórias, isto evita exposições negativas desnecessárias em outros canais.
Afinal, elogios públicos são legais mas críticas, nem tanto!
Quando a empresa não dispõe de um SAC especializado, o que pode ocorrer?
Se o cliente está insatisfeito com a compra do cosmético e a empresa não possui um canal de atendimento especializado, é comum que o consumidor entre em contato com a empresa buscando esclarecimentos e/ou registrando as reclamações através de mídias sociais.
Ou seja, ao apostar num SAC preparado, com uma equipe formada por atendentes gentis e resolutivos, profissionais da área de saúde – médicos, enfermeiros e farmacêuticos – treinados para atendimento de casos de reações adversas, ferramentas tecnológicas e experiência na área, pode ser a solução de continuidade para esses conflitos, atendendo os consumidores com excelência e resultando em satisfação para ambos os lados, auxiliando na fidelização do consumidor.
Na prática , por que investir em um SAC especializado é tão importante?
Investir num canal de atendimento especializado pode facilitar muito a vida da sua indústria de cosméticos. O que SAC em Saúde oferece:
- resolve os problemas com eficiência
- centraliza atendimentos de SAC e cosmetovigilância, tornando os processos mais ágeis;
- garante a saúde e segurança de seus consumidores;
- mantém o consumidor engajado com a marca;
- gera publicidade positiva;
- evita exposição negativa da empresa
- cria um diferencial em relação a outras marcas.
Se um consumidor for bem atendido pelo SAC, com diálogo, empatia e tranquilidade, seguramente nascerá uma relação duradoura de confiança e satisfação.
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