Evento adverso é toda ocorrência médica não esperada que tenha relação com a utilização de uma substância, independentemente se o evento gera ou não risco ao paciente. Popularmente eventos adversos são conhecidos como “efeitos colaterais”.
Quer saber um pouco mais sobre eventos adversos e como relatá-los? É só ler até o final do conteúdo que preparamos.
O que são e como ocorrem eventos adversos?
Eventos adversos podem ocorrer pelo uso ou consumo de diversos tipos de produtos. Medicamentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal e alimentos são algumas das categorias de substâncias que por terem contato direto com o ser humano podem causar reações não esperadas – eventos adversos.
Imagem sugerida (sem direitos autorais):https://stock.adobe.com/br/skin+allergy.
Título da imagem (SEO): Alergias na pele
Por exemplo, uma consumidora que relata ter ficado com a pele vermelha após o uso de um protetor solar pode ter sofrido com um evento adverso relacionado ao cosmético utilizado. Assim como um consumidor que diz ter tido uma reação alérgica após o consumo de um suplemento nutricional. Da mesma forma, um caso de reação adversa após a aplicação de uma vacina. Além disso, um bebê que ficou com a pele irritada após o uso de lenços umedecidos, também pode eventualmente ser considerado um evento adverso.
A importância de relatar eventos adversos
Relatar todo e qualquer evento adverso é muito importante para o monitoramento da segurança dos produtos oferecidos no mercado e regulados pelos órgãos competentes. Este trabalho conjunto de monitoramento da “vida do produto” feito pelas empresas e pela Anvisa leva o nome generalizado de Vigilância em Saúde.
No caso, a farmacovigilância é responsável por prevenir os eventos adversos causados por medicamentos, a cosmetovigilância para os cosméticos e a nutrivigilância para os alimentos.
Relatar qualquer evento adverso ao utilizar um medicamento, um cosmético ou até mesmo ao consumir um alimento industrializado é extremamente importante. Dessa forma, é possível que as substâncias se tornem mais seguras para o uso. Além disso, o relato é essencial para o desenvolvimento de medicamentos e cosméticos que sejam mais eficientes e ainda mais seguros para o consumidor.
Se a sua empresa está em um desses ramos, é preciso que ela tenha um plano de vigilância em saúde completo e sólido. Este plano deve conter todos os procedimentos de vigilância em saúde descritos, planos de minimização de riscos, monitoramento de bases de dados de literatura científica, relatórios de vigilância e um canal adequado para o recebimento e tratativa dos relatos de eventos adversos.
Para garantir que seu sistema seja eficiente, procure por excelentes profissionais e parceiros especializados. Assim, você garante a segurança dos seus consumidores e de sua empresa.
Saiba Mais sobre os Serviços Especializados da Planitox Soluções