Agroquímicos

A indústria de praguicidas tem a missão de eliminar pragas e fazer com que o produto da agricultura brasileira chegue ao consumidor final.

Para garantir o sucesso do registro de uma nova molécula — ou para manter um produto no mercado —, as empresas agroquímicas precisam de um suporte científico robusto que otimize tempo e recursos e garanta a segurança da população e do trabalhador.

A Planitox é pioneira e especialista em toxicologia regulatória. Nosso trabalho nesta área busca garantir a assertividade na solução das dificuldades enfrentadas pelos clientes. Temos quase 30 anos de atuação no segmento e um histórico de sucesso em nossos pareceres e documentos toxicológicos.

O que a Planitox pode fazer pela sua empresa

Seja como suporte after hours ao SAC próprio da empresa, ou com atendimento em tempo integral, nosso serviço é ideal para indústrias de pequeno e médio porte cujas demandas são majoritariamente relacionadas a questões de saúde.

Isso significa que, além do SAC tradicional, estendemos nosso serviço ao atendimento de emergências toxicológicas e recebimento de relatos de eventos adversos à saúde por meio de um multicanal de comunicação, com atendentes capacitados para atuar com empatia, respeito e agilidade.

Nosso atendimento relacionado à saúde é feito por equipe especializada e composta por enfermeiros, farmacêuticos e médicos, que estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nosso serviço de orientação médica funciona ininterruptamente para orientar consumidores, profissionais da saúde e profissionais em geral, na prevenção e tratamento de acidentes e intoxicações, bem como para fornecer esclarecimentos referentes ao uso do produto e possíveis danos à saúde.

Como entendemos que questões relacionadas à saúde humana requerem corpo clínico qualificado, nossa equipe é formada por enfermeiros, farmacêuticos e médicos que estão à disposição de consumidores e profissionais 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A Planitox atua de maneira integral na área de vigilância em saúde, de acordo com a legislação vigente, através de serviços específicos de farmacovigilância, cosmetovigilância, nutrivigilância, toxicovigilância e tecnovigilância. Com a finalidade de oferecer maior segurança à indústria e seus consumidores, trabalhamos em todo processo de captação, avaliação e classificação de eventos adversos ou quaisquer problemas decorrentes do uso de uma substância.

Com uma equipe experiente e especializada, com formação acadêmica de alto nível na área, também damos suporte à implementação do sistema de vigilância através da elaboração de documentos necessários para atender as demandas dos órgãos regulatórios, como o Relatório Periódico de Avaliação Beneficio-Risco (RPBR) para as indústrias farmacêuticas, e também outros manuais e POPs para os demais segmentos.

Consultoria especializada na análise e resposta a demandas dos órgãos reguladores — nacionais e/ou internacionais. Atuação em parceria com as empresas detentoras de registro ou consultorias na área, dando suporte técnico e científico para atuação regulatória ou jurídica.

Cálculo baseado em metodologia científica que analisa o risco de um produto à saúde humana. Esse método é a visão mais moderna adotada pelas agências reguladoras na tomada de decisões acerca da liberação, manutenção ou banimento de produtos. A avaliação do risco à saúde humana é ferramenta obrigatória para o embasamento de dossiês toxicológicos de produtos já comercializados ou daqueles cujos registros estão sendo pleiteados.

Identificação dos efeitos adversos que determinada substância pode exercer em um organismo. Além de ser parte integrante do processo de registro de produtos, é um documento indispensável para a elaboração da avaliação do risco para a saúde humana decorrente da exposição à substância analisada.

Elaboração de documentos que atestem informações técnicas em toxicologia — independentemente da finalidade. Seja para esclarecimentos internos, demandas legais ou para suporte na tomada de decisões, nossos pareceres toxicológicos são elaborados levando-se em conta o que há de mais atual e consolidado na ciência da toxicologia.

A elaboração do PATE faz parte dos requerimentos necessários para o processo de registro de um praguicida no Brasil (RDC 294/19). A equipe da Planitox elabora os capítulos relacionados à toxicologia do documento, o que contempla uma análise crítica dos resultados dos estudos toxicológicos e da metodologia empregada, e deixa a empresa aderente à RDC 294/2019, que dispõe sobre os critérios para avaliação e classificação toxicológica.

Processo de avaliação da toxicidade de substâncias químicas de maneira preditiva utilizando a aplicação de modelos in silico (QSAR) de plataformas variadas. São modelos matemáticos que podem prever as propriedades físico-químicas, biológicas e de destino ambiental dos compostos, a partir do conhecimento da sua estrutura química.
Esta solução tecnológica usa uma base de dados para avaliar a registrabilidade do produto. Ou seja, a inteligência artificial garante à indústria menos tempo e recursos para atingir seus objetivos.

Consultoria especializada em dar suporte científico em situações de crise relacionadas à saúde humana. A orientação toxicológica vem ajudar a empresa a manter ou recuperar sua imagem diante de problemas inesperados de saúde ocupacional e saúde pública.

Acompanhamento como assistente técnico em perícias de processos civis envolvendo questões relativas a efeitos adversos, contaminações, intoxicações e problemas de saúde em geral.

Elaboração das informações toxicológicas para rótulos e bulas de praguicidas, conforme o disposto na RDC 296/2019.

Classificação toxicológica de praguicidas de acordo com o GHS, sistema globalmente harmonizado para classificação e rotulagem de produtos químicos.

Entre em contato conosco