Gestão do risco da exposição a substâncias químicas: sua empresa está preparada?

[:pb]Frequentemente, nós da Planitox somos contratados para auxiliar empresas a encontrarem soluções técnicas para os desafios que se apresentam.Tivemos a oportunidade de realizar um trabalho extenso e minucioso em uma empresa líder no mercado automotivo. Na ocasião, após uma fiscalização esta empresa recebeu exigências para melhorias do gerenciamento dos riscos ocupacionais das substâncias químicas.

A Planitox, juntamente com a empresa, traçou um plano de ação para o gerenciamento dos químicos utilizados no processo de produção, iniciando por um levantamento de todos os produtos químicos utilizados na empresa, nos diversos setores da fábrica. Vale destacar que em uma fábrica de automóveis identificamos mais de 3.000 substâncias químicas, cada uma com o seu risco ocupacional, que necessariamente deveria constar do PPRA e do PCMSO.

Após esta etapa inicial, a Planitox trabalhou na avaliação de cada substância, montando um banco e dados com informações de saúde, direcionadas para Segurança e Saúde Ocupacional, permitindo aos gestores da empresa conhecer não somente o que tinham dentro de “casa”, mas também o perigo e o risco de cada substancia. Uma vasta pesquisa bibliográfica foi realizada para levantar os dados sobre efeitos na saúde, como sintomas e efeitos agudos e crônicos, limites de exposição ocupacionais, indicadores biológicos, além de órgãos-alvo ou sistemas-alvo, que foram incluídas no banco de dados da empresa.

Após quatro anos trabalhando com mais de 3.000 substâncias, concluímos esta etapa do projeto. A área de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, conta hoje com um  “mapeamento químico” detalhado de toda a planta da fábrica. Agora é possível gerenciar com muito mais segurança a exposição aos produtos, conhecendo assim, o real perigo e o risco de cada produto.

A segunda etapa do projeto é a manutenção deste programa de gerenciamento de químicos, além da avaliação de todos os novos produtos que irão ingressar na fábrica. Esse é um processo continuo, com acompanhamento da Planitox.  A empresa atendeu a fiscalização, tem as informações necessárias e a segurança de que conhece as substancias químicas que usa, os seus perigos e riscos e os gerencia adequadamente.

Agora este trabalho está consolidado e formatado dentro do grupo técnico da Planitox e pronto para ser estendido para as demais empresas dos mais diversos setores.

 

Por Dr. Flávio A. D. Zambrone, CEO da Planitox e Camila M. Gomes, Gerente de Segurança de Produtos da Planitox

 [:]

Entre em contato conosco